Dúvidas sobre Simulação no DB e EP
Como posso obter ajuda sobre as várias versões do DesignBuilder?
Written by Administrator   
Wednesday, 29 September 2010 14:00

Pode obter ajuda sobre sobre as várias versões do DesignBuilder, dúvidas que não sejam especificamente sobre:

  1. o Módulo IEE (Separador Check no programa)
  2. e o conversor de ficheiros climáticos,

através do Help do DesignBuilder e das várias formas de ajuda disponíveis no site do DesignBuilder, no Support: no Site do DesignBuilder clique em Support no menu superior.

Last Updated on Wednesday, 29 September 2010 14:17
 
Como é feita a simulação de sistemas de AVAC no DesignBuilder?
Written by Administrator   
Wednesday, 29 September 2010 14:36

Existem dois tipos de simulação de sistemas: Simple e Detailed.

Na simulação Simple, são criados objectos de climatização “ideais” que asseguram que se mantenham as temperaturas nos intervalos escolhidos, fornecendo às zonas ar quente ou frio. Neste tipo de simulação podem ser definidas duas formas de cálculo da energia auxiliar do sistema, ver esta resposta para mais detalhes.

Na simulação Detailed são utilizados os templates Compact HVAC do EnergyPlus que permitem, com a definição de poucos parâmetros, criar sistemas complexos com os vários elementos que os contem. No entanto, o ajuste detalhado de características dos vários equipamentos pode ter que ser feito manualmente já em ambiente EnergyPlus (exportar o ficheiro DB para EP e trabalhar a partir daqui em EP).

Trabalhar os ficheiros directamente em EP abre muitas possibilidades e permite construir e controlar de forma mais detalhada sistemas complexos, no entanto exige tempo de investimento na aprendizagem desta ferramenta, e na modelação. Para mais informações sobre o EnergyPlus visite: http://apps1.eere.energy.gov/buildings/energyplus/

Last Updated on Wednesday, 29 September 2010 16:01
 
Quais os sistemas de AVAC que se podem simular no DesignBuilder?
Written by Administrator   
Wednesday, 29 September 2010 14:27

Os sistemas de AVAC que se podem simular em DB (modo Detailed, ver esta resposta) são apresentado no Help do próprio programa (http://www.designbuilder.co.uk/helpv2/). Entre os mais comuns encontram-se os sistemas de expansão directa (Split e DX), os sistemas de Unidades de Tratamento de Ar de volume de ar variável ou fixo (VAV ou CAV), os ventilo-convectores (fan-coils), os radiadores hidráulicos (hot water radiator), etc.

No ambiente DB não é possível:

  • Utilizar mais do que um sistema de climatização na mesma zona (por exemplo, ter pré-tratamento de ar novo por uma UTA e ventilo-convectores na zona)
  • Utilizar, em zonas diferentes do modelo, algumas combinações de sistemas (por exemplo, é possível utilizar um sistema VAV para algumas zonas do edifício e um sistema de fan-coils para outras zonas, mas não é possível combinar VAV para umas zonas e CAV para outras)

A maioria destas limitações pode ser ultrapassada em EnergyPlus, no entanto exige do utilizador conhecimentos avançados de sistemas e de EnergyPlus e investimento de tempo.

Last Updated on Wednesday, 29 September 2010 16:05
 
Como caracterizo os consumos de bombas e ventiladores em Simple HVAC?
Written by Administrator   
Wednesday, 29 September 2010 15:07

Os consumos de bombas e ventiladores em Simple HVAC podem ser caracterizados de duas formas, por valores fixos de energia auxiliar ou com a definição separada dos consumos dos ventiladores e bombas. Pode ver mais detalhes em baixo.

Para caracterizar os consumos de bombas e ventiladores em Simple HVAC abra o programa e o seu ficheiro. Abra de seguida a janela “Building model options”, ao nível do edifício, bloco ou zona,  clicando no botão com o símbolo Ferramenta, na barra superior ou clicando Edit na barra superior e escolhendo a última opção Building model options (tecla de atalho F11). Escolha o separador Data, e na secção HVAC escolha o modo Simple. Do lado direito aparece um campo onde tem as opções:

  1. 1-NCM – National Calculation Methodology. Com esta opção o programa considera valores de consumo de energia auxiliar fixos definidos pela National Calculation Methodology (Lei Inglesa ADL2A:2006 - estes valores englobam o consumo de bombas e ventiladores e são expressos em kWh/m2), para cada um dos sistemas de AVAC utilizados. Nota: Pode ver o valor de energia considerado pelo programa, no modo Edit, na secção Auxiliary Energy, no separador HVAC, depois de escolher o sistema de AVAC
  2. 2-Separate fans and pumps. Com esta opção o programa considera que existe uma separação de energia das bombas e ventiladores, ou seja, o programa:
    1. calcula a energia auxiliar associada aos ventiladores, considerando os parâmetros das Fans definidos no modo Edit, no separador HVAC, na secção Mechanical Ventilation,
    2. considera o valor de energia e o horário de utilização das bombas que são definidos pelo utilizador no modo Edit, no separador HVAC, na secção Auxiliary Energy, no campo Pumps etc energy e Schedule. Estes campos só aparecem se for seleccionada a opção 2-Separate fans and pumps previamente.

No modo Português é obrigatório calcular a energia auxiliar com a separação dos valores para as bombas e ventiladores: opção 2-Separate fans and pumps, para sistemas Simple HVAC.

Pode ver mais detalhes sobre o cálculo da energia auxiliar no passo 13 do Guia de Utilização, presente no documento de referência sobre a versão portuguesa.

Last Updated on Monday, 21 February 2011 15:54
 
Como se pode definir que uma zona térmica não tem necessidades térmicas fora do período de ocupação?
Written by Administrator   
Wednesday, 22 September 2010 15:35

Na edição do modelo, na aba Activity, na secção Environmental Control existem os parâmetros de temperatura: Heating set back (ºC) e Cooling set back (ºC). Para saber mais sobre estes parâmetros pesquise no Help do DesignBuilder: Environmental Control, clicando em Search na coluna do lado esquerdo, introduzindo o texto e escolhendo o tópico dos resultados com o nome Environmental Confort, na coluna do lado esquerdo.

Estes parâmetros definem as temperaturas interiores limite para as quais o sistema de climatização começa funcionar numa determinada zona, fora do período de ocupação.  Assim, se a temperatura de controlo da zona térmica descer até uma temperatura abaixo da temperatura de Heating set back (ºC) o sistema de aquecimento começa a funcionar até atingir essa temperatura e se subir até uma temperatura acima da temperatura de Cooling set back (ºC) o sistema de arrefecimento começa a funcionar até atingir essa temperatura.

Para assegurar que uma zona térmica não tem necessidades térmicas fora do período de ocupação, pode definir a temperatura Heating set back (ºC) com um valor muito baixo, por exemplo 0ºC, e a temperatura Cooling set back (ºC) com um valor muito alto, por exemplo 50ºC.

Last Updated on Tuesday, 25 January 2011 12:22
 
Posso utilizar uma versão diferente do EnergyPlus?
Written by Administrator   
Monday, 05 July 2010 18:10

Sim, o DesignBuilder permite utilizar várias versões do EnergyPlus. Clique no menu superior em Tools > Program Options, escolha a aba EnergyPlus (ou EnergyPlus + IEE, no modo Português) e na primeira secção - EnergyPlus, pode escolher a EnergyPlus Version. Na coluna do lado direito aparecem várias opções:

  • Tem as as versões DLL que funcionam internamente no programa, como acontece por defeito. Quando escolher uma versão diferente da utilizada por defeito, o DesignBuilder faz download do ficheiro a partir do servidor da DesignBuilder.
  • E  tem as versões em ficheiro executável que correm numa janela de comandos. Estas podem ser:
  1. versões instaladas no computador separadamente, a partir do ficheiro de instalação, fornecido pelo Departamento de Energia Americano (têm o texto DOE entre parêntesis e é necessário escolher a pasta onde foi instalado o EnergyPlus, na caixa de texto EnergyPlus Folder, que aparece por baixo da EnergyPlus Version e Mode),
  2. versões internas. O DesignBuilder descarrega o executável a partir do servidor da DesignBuilder e este fica dentro de uma pasta do DesignBuilder (têm entre parêntesis o texto EXE). Pode também criar uma versão de EnergyPlus definida por si: Custom Executable, utilizando os botões superiores da coluna do lado direito.

Para obter mais informações clique na aba Info, na coluna do lado direito, na janela do programa.

Note que ao usar um versão mais antiga pode haver cálculos e resultados que sejam diferentes da versão actual, para ver as diferenças entre as versões tem esta página do programa EnergyPlus: http://apps1.eere.energy.gov/buildings/energyplus/features.cfm.

Last Updated on Tuesday, 06 July 2010 10:45
 
Como é aplicada a opção de HVAC 4-Autosize when not set?
Written by Administrator   
Wednesday, 10 November 2010 15:21

Na secção HVAC do separador Data na janela Model Options, é possível escolher o dimensionamento dos sistemas de AVAC - para saber mais sobre como funciona este dimensionamento pesquise no Help do programa: Autosize e escolha o tópico HVAC model Option.

Uma das opções de dimensionamento é a opção "4-Autosize when not set". É importante referir que esta opção só deve ser usada no modo Simple HVAC e que o dimensionamento automático do sistema (aquecimento ou arrefecimento) só não é feito, se inserir valores de dimensionamento em todas as zonas. Assim, se inserir valores de dimensionamento de sistema em só algumas zonas e deixar o valor zero em outras zonas, o programa faz o Autosize para todas as zonas, sobrepondo os valores que inseriu.

Last Updated on Wednesday, 10 November 2010 15:57
 
Como utilizar a recuperação de calor?
Written by Administrator   
Monday, 13 December 2010 12:32

O DesignBuilder permite utilizar a recuperação de calor em sistemas de AVAC no modo "Compact HVAC". Pode definir se um sistema tem recuperação de calor no modo Edit, clicando no separador HVAC e editando o HVAC Template. (Para editar o "template" clique no  Template escolhido na secção HVAC Template, clicando de seguida nos três pontos que aparecem à frente do texto do "Template". Na janela que se abre clique no ícone para editar o "template", ou clique no ícone para copiar um "template" existente, caso este esteja bloqueado pelo DB não permitindo novas alterações. Se copiar um "template", edite a nova cópia do
"template".) Na janela Edit Hvac template, vá ao separador Ventilation e na secção Mechanical Ventilation > Heat Recovery, clique On para ligar a recuperação de calor.

Para ver mais detalhes sobre a recuperação de calor, quais os parâmetros a definir e como funciona, vá ao Help do DesignBuilder e pesquise "heat recovery", clicando em Search na coluna do lado esquerdo. Existe no Help uma página com o nome "Heat Recovery" com várias informações úteis.

Last Updated on Friday, 21 January 2011 17:39